Liberdade para
Trabalhar 2022
Pela redução da burocracia para trabalhar no Brasil por meio da aprovação da Lei de Liberdade Econômica nos estados e municípios brasileiros.
Saiba mais abaixo:
Pela redução da burocracia para trabalhar no Brasil por meio da aprovação da Lei de Liberdade Econômica nos estados e municípios brasileiros.
Saiba mais abaixo:
Mapeamento da aprovação da Lei de Liberdade Econômica pelo país:
(Atualização de 22/11)
Anápolis (GO), Boa Vista (RR), Brazópolis (MG), Guarujá (SP), Iporã (PR), Itapuranga (GO), Ituiutaba (MG), Jacutinga (MG), Joinville (SC), Lauro Mueller (SC), Macapá (AP), Mantena (MG), Medina (MG), Nova Friburgo (RJ), Novo Cruzeiro (MG), Piranhas (AL), Pirapora (MG), Prata (MG), Rio Vermelho (MG), Santa Vitória (MG), São Domingos da Prata (MG) e Três Marias (MG).
(Atualização de 22/11)
A aprovação da LLE em Anápolis (GO), Boa Vista (RR), Brazópolis (MG), Ituiutaba (MG), Jacutinga (MG), Joinville (SC), Mantena (MG), Medina (MG), Nova Friburgo (RJ), Novo Cruzeiro (MG), Pirapora (MG), Prata (MG), Rio Vermelho (MG), Santa Vitória (MG), São Domingos da Prata (MG) e Três Marias (MG) teve influência direta do projeto e/ou de seus parceiros.
(Atualização de 22/11)
81% das capitais (incluindo o Distrito Federal) já aprovaram a LLE. Faltam Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA).
(Atualização de 09/11)
Com 44,3% das cidades com LLE, Minas Gerais assumiu a segunda posição no ranking proporcional. Um feito dado que MG é o estado é o que possui mais cidades.
Todas as cidades brasileiras com mais de 10 mil habitantes foram mapeadas, constituindo o maior levantamento do país sobre o tema.
(Atualização de 22/11)
531 cidades mapeadas aprovaram um Decreto ou Lei de Liberdade Econômica (LLE) até o momento.
(Atualização de 22/11) O RS é percentualmente o estado com mais cidades (56,6%) mapeadas que aprovaram a LLE, seguido por MG (44,3%), SC (43,7%) e ES (41,8%).
Com exceção de Rondônia (13,8%), todos os estados do Norte e Nordeste têm índice de cidades que aprovaram a LLE abaixo de 10%.
Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), São Gonçalo (RJ) e São Luís (MA) são as cidades com mais de 1 milhão de habitantes que ainda não têm a LLE
Dos 377 municípios mapeados em SP, somente 36 aprovaram a LLE, um índice de 9,55%, o pior das Regiões Sul e Sudeste
Após o lançamento do projeto, todos os estados brasileiros avançaram para ter ao menos uma cidade em que a LLE foi aprovada. Os mais recentes foram Roraima (Boa Vista) e Amapá (Macapá).
Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins
Mato Grosso
Deputado estadual Ulysses Moraes
Minas Gerais
Deputado estadual Guilherme da Cunha
Governo de Minas Gerais: governador Romeu Zema e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
Paraná
Deputado estadual Homero Marchese
Rio de Janeiro
Deputado estadual Alexandre Freitas
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Deputado estadual Bruno Souza
São Paulo
Deputado estadual Ricardo Mellão
Deputado estadual Sérgio Victor
Deputado federal Adriana Ventura
Deputado federal Alexis Fonteyne
O Mapa da Liberdade para Trabalhar é uma realização do ILISP – Instituto Liberal de São Paulo, um think-tank liberal criado no dia 1° de junho de 2014, na cidade de São Paulo, Brasil. Nossa meta é transformar o Brasil em um país onde as pessoas tenham plenos direitos à vida, liberdade e propriedade.
O levantamento foi feito de forma individualizada e manualmente, e os dados foram obtidos por meio de informações públicas que são disponibilizadas pelos estados e prefeituras, por meio de seus sites ou diário oficial, câmaras municipais e noticiários.
Para dúvidas, sugestões e/ou ajuda na aprovação da Lei da Liberdade Econômica em sua cidade ou estado, fale conosco: