Projeto Liberdade para Trabalhar

Pela redução da burocracia para trabalhar no Brasil por meio da aprovação da Lei de Liberdade Econômica nos estados e municípios brasileiros.

Saiba mais abaixo:

Visão geral

municípios aprovaram a lei
0
Número legal
0
Número legal
0
Número legal
0

Visão geral

Mapeamento da aprovação da Lei de Liberdade Econômica pelo país:

22 Novas cidades com Liberdade para Trabalhar

(Atualização de 22/11)
Anápolis (GO), Boa Vista (RR), Brazópolis (MG), Guarujá (SP), Iporã (PR), Itapuranga (GO), Ituiutaba (MG), Jacutinga (MG), Joinville (SC), Lauro Mueller (SC), Macapá (AP), Mantena (MG), Medina (MG), Nova Friburgo (RJ), Novo Cruzeiro (MG), Piranhas (AL), Pirapora (MG), Prata (MG), Rio Vermelho (MG), Santa Vitória (MG), São Domingos da Prata (MG) e Três Marias (MG).

16 Novas Cidades Aprovaram com influência direta do projeto

(Atualização de 22/11)
A aprovação da LLE em Anápolis (GO), Boa Vista (RR), Brazópolis (MG), Ituiutaba (MG), Jacutinga (MG), Joinville (SC), Mantena (MG), Medina (MG), Nova Friburgo (RJ), Novo Cruzeiro (MG), Pirapora (MG), Prata (MG), Rio Vermelho (MG), Santa Vitória (MG), São Domingos da Prata (MG) e Três Marias (MG) teve influência direta do projeto e/ou de seus parceiros.

Aumento do Número de Capitais com LLE

(Atualização de 22/11)
81% das capitais (incluindo o Distrito Federal) já aprovaram a LLE. Faltam Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

Minas Gerais assume o Segundo Lugar

(Atualização de 09/11)
Com 44,3% das cidades com LLE, Minas Gerais assumiu a segunda posição no ranking proporcional. Um feito dado que MG é o estado é o que possui mais cidades.

3119 cidades mapeadas

Todas as cidades brasileiras com mais de 10 mil habitantes foram mapeadas, constituindo o maior levantamento do país sobre o tema.

Índice de aprovação: 17,02%

(Atualização de 22/11)
531 cidades mapeadas aprovaram um Decreto ou Lei de Liberdade Econômica (LLE) até o momento.

RS, MG, SC e ES, se destacam

(Atualização de 22/11) O RS é percentualmente o estado com mais cidades (56,6%) mapeadas que aprovaram a LLE, seguido por MG (44,3%), SC (43,7%) e ES (41,8%).

Baixa aprovação no Norte e Nordeste

Com exceção de Rondônia (13,8%), todos os estados do Norte e Nordeste têm índice de cidades que aprovaram a LLE abaixo de 10%.

Milhões sem LLE

Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), São Gonçalo (RJ) e São Luís (MA) são as cidades com mais de 1 milhão de habitantes que ainda não têm a LLE

SP: o pior índice do Sul-Sudeste

Dos 377 municípios mapeados em SP, somente 36 aprovaram a LLE, um índice de 9,55%, o pior das Regiões Sul e Sudeste

Todos os estados brasileiros têm ao menos uma cidade com a LLE aprovada
(Atualização de 22/11)

Após o lançamento do projeto, todos os estados brasileiros avançaram para ter ao menos uma cidade em que a LLE foi aprovada. Os mais recentes foram Roraima (Boa Vista) e Amapá (Macapá).

12 estados sem LLE estadual

Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins

Parceiros

Sobre Nós

O Mapa da Liberdade para Trabalhar é uma realização do ILISP – Instituto Liberal de São Paulo, um think-tank liberal criado no dia 1° de junho de 2014, na cidade de São Paulo, Brasil. Nossa meta é transformar o Brasil em um país onde as pessoas tenham plenos direitos à vida, liberdade e propriedade.

O levantamento foi feito de forma individualizada e manualmente, e os dados foram obtidos por meio de informações públicas que são disponibilizadas pelos estados e prefeituras, por meio de seus sites ou diário oficial, câmaras municipais e noticiários.

Fale conosco

Para dúvidas, sugestões e/ou ajuda na aprovação da Lei da Liberdade Econômica em sua cidade ou estado, fale conosco: